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FAQ - Central de Soluções
 
 
1. Os Softwares Canopus funcionam no Windows Vista?

Sim todos os Softwares Canopus funcionam no Windows Vista. Devido a limitações no uso do UAC(Controle de Conta de Usuário) implantado no Windows Vista, estamos reescrevendo todos os softwares para que sejam atendidos todos os requisitos para serem utilizados sem a necessidade de desabilitar o UAC(Controle de Conta de Usuário). Até o momento, para que nossos softwares funcionem corretamente, desabilite o UAC(Controle de Conta de Usuário). Para desabilitar o UAC visualize a FAQ nº3.

2. Os Softwares Canopus funcionam no Windows Seven?

Sim todos os Softwares Canopus funcionam no Windows Seven. Devido a limitações no uso do UAC(Controle de Conta de Usuário) implantado no Windows Seven, estamos reescrevendo todos os softwares para que sejam atendidos todos os requisitos para serem utilizados sem a necessidade de desabilitar o UAC(Controle de Conta de Usuário). Até o momento, para que nossos softwares funcionem corretamente, desabilite o UAC(Controle de Conta de Usuário). Para desabilitar o UAC visualize a FAQ nº3.

3. Desabilitando o UAC (Controle de Conta de Usuário) no Windows Vista e Windows Seven.

Para desabilitar o UAC(Controle de Conta de Usuário) no Windows Vista ou no Windows Seven efetue da seguinte maneira:

1 - Acesse o Painel de Controle
2 - Contas de Usuário
3 - Ativar ou desativar o Controle de Conta do Usuário
4 - No Windows Vista desmarque a opção: Utilizar o Controle de Conta do Usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador.
5 - No Windows Seven, role a barra de rolagem até a última opção (Desativado).

4. Qual Versão do Firebird devo usar?

Sempre utilize a versão disponível para download em nossa página principal, ela sempre estará sendo atualizada para melhor atender as necessidades de nossos softwares.

5. É necessário instalar o Firebird?

Sim, sem o mesmo o software não funciona, pois é ele quem faz o gerenciamento do banco de dados.

6. Os Softwares Canopus classificados como gratuito são realmente 100% gratuitos?

Sim, todos os softwares classificados como gratuitos são 100% gratuitos e não possuem nenhum tipo de limitação. Somente exibem a tela com o nome de Sentinela Canopus para que você efetue o registro e passe a fazer parte do nosso banco de dados de clientes, e possa receber atualizações e notificações futuras, mas caso não queira efetuar o registro, basta escolher o botão Registrar Depois.

7. Os Softwares Canopus funcionam em rede?

Sim todos os softwares funcionam em rede e podem ser conectados a quantos computadores forem necessários. Para efetuar a configuração para uso local ou em rede, todo software Canopus possui um assistente passo a passo que irá guiá-lo para o correto funcionamento do software em rede.

8. A Agenda Canopus possui agendamento de compromissos?

Até a presente versão 4.5 a Agenda ainda não possui essa função, mas já está sendo estudado o seu incremento na versão 5.0.

9. O que é Hardware ID?

Hardware Id é o código que aparece na janela inicial dos softwares Canopus chamada Sentinela, este código é usado para gerar a Chave de Ativação.

10. Os softwares Canopus são atualizados automaticamente?

Sim, quando existir alguma atualização aparecerá um aviso na janela inicial do software solicitando a atualização, ou caso o usuário queira efetuar a verificação de modo manual, basta acessar o Menu UPDATES dentro do software e na próxima tela clicar no botão VERIFICAR UPDATE.

11. Como solicitar a chave de ativação?

Para solicitar a Chave de Ativação pode-se clicar no botão SOLICITAR CHAVE na janela sentinela ou então acessar nosso site e clicar no ícone Solicitar Chave de Ativação.

12. O que é Código de Cedente?

Código de Cedente é um código emitido pelo banco para se poder trabalhar com boletos. Este código será utilizado no software Canopus Utility - Boletos, e é obrigatório para que o boleto gerado seja compensado e creditado em sua conta corretamente.

13. Posso usar o Servidor com o Windows XP e as Estações com o Windows 98 ou vice-versa?

Pode sim, sem problemas, como todos os softwares Canopus funcionam nas versões Windows ( 98 - ME - NT - 2000 - XP - Vista - Seven), tanto o servidor quanto as estações se conectam normalmente.

14. Como entrar em contato com o Atendimento Canopus?

Para nos contactar utilize o Fale Conosco em nosso site. Evite enviar e-mails diretamente, pois os mesmo podem não chegar corretamente até o atendente destinado a sua solicitação, ou mesmo se perder dentro do servidor. Utilizando-se do formulário Fale Conosco, o sistema será todo automatizado, e encarregará de disparar sua solicitação para o Atendente correto, fazendo com que você tenha uma resposta rápida e direta a sua solicitação.

15. Por que é solicitado o CPF, RG ou CNPJ para adquirir o software?

Estes dados somente serão solicitados para a aquisição dos softwares pagos, portanto necessitamos dos mesmos, para emissão do Boleto Bancário de cobrança para a liberação da licença de utilização.

16. Qual é o login e senha padrão para primeiro acesso dos softwares Canopus?

Todo software Canopus utiliza como padrão para o primeiro acesso o Login: 1 e Senha: 1

17. Em quanto tempo recebo a chave de ativação?

Para os softwares gratuitos em no máximo 48 horas, mas na maioria das vezes a chave e enviada imediatamente quando chega em nossos servidores. Para os softwares pagos, será necessário a confirmação do pagamento do Boleto Bancário emitido.

18. Por que em rede as estações não podem fazer backup?

Devido a tecnologia utiliza em nosso softwares, que é por TCP/IP o backup é feito de modo local e as estações não conseguem ver o local onde o banco de dados está, pois não é feito nenhum mapeamento da unidade no servidor.

19. Como posso pagar pelos softwares?

Os softwares Canopus podem ser pagos via Boleto Bancário ou Cartão de Crédito via Pague Seguro. Vale lembrar também que a Canopus não autoriza nenhuma revenda ou pessoa a receber em nome de nossa Empresa, somente deve ser quitado o Boleto Bancário ou conta via PagSeguro que esteja vinculada diretamente a nossa empresa. O Boleto Bancário é emitido diretamente em nossa Empresa e entregue no formato PDF diretamente ao e-mail do cliente ou em mãos, e o sistema PagSeguro conta com logotipo de nossa empresa e dados que podem ser conferidos de acordo com nossa página principal. NÃO EFETUE PAGAMENTOS A TERCEIROS, NÓS NÃO RESPONSABILIZAMOS POR ESTES PAGAMENTOS.

20. A chave enviada pode não funcionar?

Sim, nosso sistema conta com um contador interno que a cada 10x que o software é executado ele muda o HardwareId, então se quando a chave for ativada o HardwareId estiver sido mudado a chave não funcionará, para resolver o problema faça uma nova solicitação. Este contador somente é valido para softwares gratuitos, para softwares pagos, o registro deverá ser efetuado de imediato, e se possivel acompanhado de nosso suporte técnico.

21. As estações tem que ter o software instalado também?

Sim, todas as estações que forem usar o software devem instalá-lo. Isso se deve ao fato da tecnologia utilizada em nossos softwares. Em tecnologias passadas, como alguns softwares que trabalham em DOS, é criado somente um atalho para o executável que encontra-se no servidor, porem, nestes casos, é gerado um tráfego desnecessário na sua rede. Já com as tecnologias em base windows, como é o caso de nossos softwares, cada comando é executado na máquina em questão, somente é gerado trafego em rede quando é feita uma solicitação de acesso aos dados, e o servidor não sofrerá sobrecarga de transferencias de dados.

22. Posso pedir quantas chaves forem necessárias para os softwares Freeware (grátis)?

Sim, você pode solicitar quantas chaves forem necessárias para registrar todas as máquinas da sua rede, que responderemos com o maior prazer.

23. Instalei um software Canopus e o firebird, porem o software continua exibindo um aviso que o Firebird não foi encontrado, o que devo fazer?

Provavelmente você está com a versão errada do Firebird instalada em sua máquina. Para o correto funcionamento de nossos softwares, por favor, efetue os seguintes procedimentos:
1 - Desinstale completamente qualquer versão instalada em seu equipamento.
2 - Reinicie sua máquina
3 - Reinstale novamente a versão que está disponivel para download em nossa página principal pois ela é a correta para funcionamento de nossos softwares.
4 - Caso seja necessário, reinstale o software Canopus novamente, para que o instalador consiga registrar todas as dll´s que foram excluidas na desinstalação do firebird.
5 - Acesse novamente o software Canopus, que seu problema estará corrigido.

24. Instalei um software Canopus porem quando abro o aplicativo o mesmo não cabe na tela, fica cortando os botões inferiores, o que pode ser?

Existem 2 motivos para isso:
1 - A resolução da sua placa de video está inferior a 800x600, corrija este problema de hardware e o software Canopus irá abrir corretamente.
2 - O tamanho das fontes estão configuradas para maior que 96ppp, para corrigir este problema vá para as Propriedades de Video, escolha a guia configurações e click no botão AVANÇADAS, na próxima tela na guia Geral escolha TAMANHO NORMAL (96PPP).

25. Não consigo efetuar a configuração em rede do caminho do banco de dados, o que devo fazer?

Como explicado, nossos softwares trabalham com tecnologia TCP/IP, e com isso não se faz necessário qualquer tipo de mapeamento ou compartilhamento de unidades de rede, basta somente que seus computadores estejam em uma mesma classe de IP, por exemplo (192.168.0.1 - 192.168.0.2 - 192.168.0.3 - etc) e que sua rede esteja devidamente configurada. Após esta confirmação, inicie o assistente de nosso software e configure o IP do servidor (o servidor será o PC que você determinar para que seja o principal para o banco de dados de nosso software) e no campo Caminho para o banco de dados, digite o caminho absoluto, onde o banco de dados se encontra no servidor, por exemplo, se você não alterou a instalação padrão da Agenda Canopus, digite:
C:\SOFTWARE CANOPUS\AGENDA CANOPUS\DADOS\AGENDA.GDB

26. Instalei o firebird no Windows Vista ou Seven, e meu painel de controle não está mais acessivel, vou ter de formatar meu PC?

Não, de forma alguma, somente foi gerado um erro de incompatibilidade com o Windows Vista ou Seven, porem poderá ser facilmente corrigido seguindo os procedimentos abaixo:

1 - Desinstale o firebird que você instalou.
2 - Caso o painel de controle esteja gerando um erro, não se preocupe, pois foi a instalação do firebird que gerou este erro. Caso não consiga remover o firebird pelo painel de controle, vá ao menu iniciar, programas, e na pasta que foi criada com o nome de firebird, existe o desinstalador.
3 - Reinicie a máquina e siga os procedimentos abaixo:
4 - Reinicie a instalação do Firebird e na tela onde existe uma opção perguntando se você gostaria que ele fosse instalado no painel de controle, desmarque esta opção (provavelmente no Windows Vista, esta questão não estará disponível), pois o Windows Vista ou Seven geram um conflito com o firebird e o painel de controle.
5 - Depois destas mudanças, continue normalmente a instalação, e no final, o firewall do Windows irá perguntar se você deseja desbloquear o firebird, escolha que sim.
6 - Pronto, basta iniciar normalmente nosso software.

27. Como Instalar o Firebird no Windows Vista ou Seven?

Siga atentamente os passos explicados no item anterior, nº 26, para correta instalação do firebird no Windows Vista ou Seven.

 
 
Se você não encontrou nos itens acima a solução para o seu problema, então Fale Conosco.
 
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